raquel_taraborelli_atelie.jpg

A Artista

(1957 - 2020) - Pintora impressionista

Raquel Taraborelli nasceu em 1957 em Avaré, SP, e viveu em Sorocaba. Ex-Engenheira, fez do seu hobby seu trabalho e prazer eterno. O incentivo maior foi em 1987, quando Pietro Maria Bardi (MASP), como jurado no Salão de Artes Plásticas de Piedade, concedeu-lhe medalha de ouro. Sua fonte de inspiração vinha da natureza, da beleza das flores e dos impressionistas, especialmente Claude Monet. Em suas pinceladas fragmentadas e justapostas há algo mais. Algo mágico. Talvez a sobreposição de cores, a luz e sombra, a exaltação do simples, deixam na tela a impressão de momentos perfeitos. Raquel faleceu em janeiro de 2020, esta página é administrada pela família da pintora.

 
Artista-001site.png

“Todos os dias, quando chego ao meu ateliê, realizo um pequeno ritual: rego as plantas (elas fazem parte do meu dia-a-dia), limpo os pincéis, passeio pelo jardim, olho o céu, folheio livros e revistas procurando situações que toquem o coração. Pode ser um buquê de flores na janela, uma cadeira no jardim numa tarde ensolarada, uma foto de viagem. Enfim, algo que funcione como uma passagem para um mundo de sensibilidade. Muitas vezes, sem perceber, começo a mexer nos pincéis e tocar a tela.” 

— Raquel Taraborelli em entrevista com Eliane Contreras

campo_papoula_toscana_2018_100x180_m_site.jpg

“Você pode olhar suas telas e dizer que delas saem a luz e as cores; que o sol e as sombras nos transmitem alegria e a vontade de entrar nas cenas. Você pode até adivinhar a hora do dia que está ali, à sua frente, pululando de vida. Você pode ver o ar. É a percepção aguçada pelo gosto e pela paleta de Raquel Taraborelli. Boa Viagem!”

— Alexandre Garcia, jornalista